Faça seu Login

Participe do fórum, é rápido e fácil

Faça seu Login
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A LUA E AS PESCARIAS

2 participantes

Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty A LUA E AS PESCARIAS

Mensagem por Marcos A.Cavalcanti Ter Abr 27, 2010 4:54 pm

Amigos:
Reproduzo abaixo um artigo que pesquisei e escrevi no meu blog, que pode interferir em nossas pescarias, tanto da tiápia como de outros peixes:









terça-feira, 17 de novembro de 2009






A LUA E AS PESCARIAS Lua



Porque será que em muitas de nossas pescarias, apesar de usamos de toda nossa experiência, o material certo e tudo mais, não obtemos sucesso?
Pode ser a influência das fases da lua.
Quando se comenta com outro pescador: Pô cara! Esta lua não tá boa para pescar, o que você acha?
Ele responde: Não acredito muito nisso, pois não pesco na lua.
A bem da verdade, creio que ela interfere em muita coisa alem da pescaria, os "mais" antigos se norteavam pelas suas fases para plantar.
Bom, como não sou agricultor e o assunto aqui é pecaria, vamos á algumas dicas:
1)LUA NOVA: A falta de luminosidade fáz com que os peixes permaneçam no fundo, quase não se alimentem, portanto é considerada NEUTRA.
2)LUA CRESCENTE: A luminosidade ainda é pouca, poucos peixes sobem á superfície para se alimentar, portanto de NEUTRA/BOA.
3)LUA CHEIA; Grande intensidade de luz, motiva os peixes subir á superfície, estão famintos, portanto ÓTIMA.
4)LUA MINGUANTE: O próprio nome diz que luminosidade está minguando, porem os peixes ainda aproveitam para se alimentar, portanto é BOA..
Por outro lado, alguns acreditam que a pescaria em qualquer lua, a produtividade é melhor três dias antes e depois da mudança.
Pelo sim ou pelo não, vale a pena levar em conta tudo isto,concorda?
Agora um dos únicos fatores que podem influir mesmo é:
'AQUELA PECINHA ATRÁS DA VARA'
F A L O U... Marcão.

Postado por Blog do Marcâo Tilápia - O Pescador às 05:20
Marcos A.Cavalcanti
Marcos A.Cavalcanti
Moderador
Moderador

Mensagens : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/04/2010
Idade : 78
Localização : Curitiba/PR

http://marcaocapivari@ymail.com

Ir para o topo Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty Re: A LUA E AS PESCARIAS

Mensagem por MIGUEL BRITO CAPIVARI Qua Jan 04, 2012 11:21 am

Olá, Marcão!

Contando com sua experiência e dos tilapeiros de plantão aproveito e pergunto: na pesca diurna com iscas artificiais ou naturais de superfície , quando que a lua tem sua influência?

Grato e Gde. abraço a todos

MIGUEL BRITO CAPIVARI
MIGUEL BRITO CAPIVARI

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 59
Localização : bocaiuva do sul

Ir para o topo Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty Resposta ao Miguel Brito

Mensagem por Marcos A.Cavalcanti Qua Jan 04, 2012 5:56 pm

Olá companheiro do Capiva, francamente não faço a mínima idéia, por não usar iscas artificiais, onde naturalmente a pesca é embarcada, por isso fui procurar e achei a seguinte explicação:
Rios e lagos
Na pesca de rios e lagos a melhor lua é a cheia. Durante a lua cheia existe mais claridade durante a noite anoitecer e o amanhecer. Assim, os peixes ficam mais tempo atrás de alimento, se movimentando e aproveitando os insetos que voam e se confundem com o reflexo da lua sobre os espelhos d’água. Como se movimentam mais, precisam se alimentar mais. Durante o dia, tentam suprir esse gasto extra, através da alimentação, deixando um monte de pescadores felizes.
Na verdade meu caro companheiro é lamentável perceber que ano após ano, pelo menos nos pesqueiros públicos do Capiva, as belas "bocudas" desaparecerão pela pesca predatória, coisa que até alguns anos atras, durante o dia se pescava, com capim ou erva doce, com varinhas telescópicas de mão, numa profundidade que podia variar de 30 cm até 1 metro e a boinha de isopor ao ser levada longo do barranco pelo vento, acontecia o "milagre": As tilápias miúdas atacavam as iscas, levando-as para longe da margem e as bocudas por sua vez, atacavam as mesmas e era só alegria, ver a boinha afundar, a linha cantar, que saudades! Então, esta era a modalidade mais próxima, do que ocorre com a pesca com iscas artificiais, bem como, na época a lua pouco importava.

Espero ter ajudado e aguardamos seus comentários.

Abraços e "Isca na água".

Marcos A.Cavalcanti
Marcos A.Cavalcanti
Moderador
Moderador

Mensagens : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/04/2010
Idade : 78
Localização : Curitiba/PR

http://marcaocapivari@ymail.com

Ir para o topo Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty Re: A LUA E AS PESCARIAS

Mensagem por MIGUEL BRITO CAPIVARI Sáb Jan 07, 2012 3:03 pm

Caro Marcão!
Grato pela contribuição.
Aproveito e reforço sua indiguinação a respeito da pesca predatória; costumo pescar na represa do Capivari na região de Bocaiuva do Sul, tenho notado que vem crescendo constantemente o uso do sistema " lobisomem" que utiliza uma ou mais garateias grandes, que captura os peixes geralmente pela barriga. Assim fere qualquer peixe que encoste na linha. Eu não sei o que esse povo vai fazer, se é pescar o caçar o peixe. Que as autoridades façam alguma coisa.

abraço a todos
MIGUEL BRITO CAPIVARI
MIGUEL BRITO CAPIVARI

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 59
Localização : bocaiuva do sul

Ir para o topo Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty Resposta ao Miguel Brito

Mensagem por Marcos A.Cavalcanti Dom Jan 08, 2012 7:54 am

Poís é companheiro este lance do uso de garatéias já virou praga em todos os pesqueiros públicos do Capiva e faz tempo, eu já denunciei á Força Verde e ao IAP no passado e sabe o que aconteceu? Nada. Aliás, pelo que me lembro, faz mais de 5 anos que num final de semana apareceram por lá os fiscais do IAP, até aproveitei para informá-los, sugerindo que fizessem fiscalização noturna, que certamente nunca aconteceu ou vai acontecer e é claro, quem usa garatéias, pesca com elas á noite, bem como, aqueles que armam redes ou tarrafeam. Lá no Recanto do Sabiá, quando algum deles aparece, alguns de nossa turma se reune e pegamos no pé e denunciamos ao Tadeu dono do pesqueiro, mais no geral, a grande maioria dos frequentadores reclama e nada faz para não se comprometer, na verdade, não querem se incomodar, portanto, não é de agora que não está mais valendo a pena ir pescar na represa. No nosso caso, nossa turma ainda frequenta para nos confratizarmos, só não sei até quando.
Marcos A.Cavalcanti
Marcos A.Cavalcanti
Moderador
Moderador

Mensagens : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/04/2010
Idade : 78
Localização : Curitiba/PR

http://marcaocapivari@ymail.com

Ir para o topo Ir para baixo

A LUA E AS PESCARIAS Empty Re: A LUA E AS PESCARIAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos